13 micos imperdoáveis no trabalho

Um deslize no ambiente profissional pode ser fatal. Veja como agir para não comprometer sua carreira e manter a sua imagem em alta

As 13 piores gafes

1. Esquecer ou confundur o nome e o cargo de alguém no momento de apresentá-lo

Dica: contorne a situação dirigindose à pessoa dizendo: "Seu nome completo é... e seu cargo é..." Mantenha-se alerta, mas, na dúvida, pergunte.

2. Dizer: "Você não se lembra de mim?"

Dica: neste caso, a resposta pode ser um sonoro: "Acertou!". Portanto, ao encontrar uma pessoa com quem você estudou ou trabalhou, que não a reconheceu, apresente-se, dando uma referência para refrescar a memória.

3. Beber em excesso em reuniões de confraternizações

Dica: lembre-se de que amanhã vocês se encontrarão novamente, e no local de trabalho. Lembrete: pedir comidas pesadas em almoço de negócios dá sono na hora da reunião.

4. Fazer comentários sobre os exageros dos colegas durante uma festa da empresa

Dica: as comemorações dessa época geralmente têm muita bebida, farra, abraços e beijos entre colegas, chefes e subordinados, com isso, todos acabam extrapolando. No dia seguinte, "delete". Procure a todo custo evitar comentários sobre o dia anterior.

5. Conversar tocando o interlocutor, bater no ombro ou abraçá-lo

Dica: se entre brasileiros já é desagradável, com europeus e americanos é imperdoável. Informalidade não significa ser 'pegajoso'. Fuja de tal comportamento, mas se o fizer, mostre sutilmente que é uma forma de demonstrar simpatia.

6. Levar convidados a restaurantes que firam costumes costumes e tradições deles

Dica: ao receber uma pessoa de outro país, evite levá-la a restaurantes típicos, pois nem sempre agradam. Pergunte antes, dê sugestões e deixe que o visitante escolha. Convidar judeus e turcos para comer carne suína, nem pensar, é uma ofensa para eles.

7. Não saber nada a respeito do país do seu convidado

Dica: numa reunião de negócios com estrangeiros é sempre bom descobrir algo interessante da cultura deles para ter assunto e mostrar que você sabe a respeito de outros povos.

8. Cuidados com as piadas!

Dica: não conte piadas no idioma do seu interlocutor, mesmo que você domine o inglês. Geralmente a versão não fica engraçada e quem vai ficar sem graça, com cara de bobo, é quem tentou contar a piada.

9. Não levar consigo o cartão de visitas a uma reunião

Dica: esquecer de levar o seu cartão profissional em um encontro de negócios é imperdoável. Soa como deselegante na hora da troca de cartões você dizer que esqueceu. Pense em uma justificativa razoável, como por exemplo, que você entregou o último cartão na reunião anterior e não passou no escritório a tempo para pegar outro.

10. Atender o celular durante uma reunião

Dica: não desligar o celular ou esquecer de deixar no modo vibra call durante uma reunião de trabalho é de péssimo tom. Essa atitude faz com que seu interlocutor imagine que o assunto ali tratado não é tão importante.

11. Contar problemas pessoais para colegas de trabalho

Dica: num ambiente corporativo evite sempre assuntos pessoais. Também não emita conceitos sobre religião, política ou temas que não domina. Pode ser que você esteja ensinando .o "pai nosso ao vigário".

12. Futilidades durante uma reunião de negócios

Dica: não fale sobre novelas ou reality show, por exemplo, durante uma reunião de trabalho. Assuntos banais são de mau gosto. O melhor é ouvir o outro e sentir o terreno antes.

13. Usar roupas esportivas às sextas-feiras no escritório

Dica: o casual day não é para ser confundido com dia de ir vestido com roupa de ginástica ou de práticas esportivas. As executivas devem sempre usar roupas discretas, nem curtas nem justas demais. Decotes, transparências e calças de cintura baixa devem ser usadas somente em ambientes apropriados.
2