Como se relacionar com os seus chefes?

É importante seguir algumas regras básicas de convivência para manter boas relações com os seus chefes e superiores hierárquicos. Principalmente na hora de expor seu ponto de vista e, mais ainda, se é uma opinião contrária à deles.
Leve estas dicas em consideração e você evitará inconvenientes que podem prejudicar a sua evolução na empresa e na carreira.

Passos

  1. Aprenda a escutar o seu chefe com atenção. Isso significa dar ouvidos ao que ele está dizendo no momento e não ficar tentando detectar o que ele está pensando sobre você. Assim, você entenderá melhor o desejo ou pedido concreto dele. Deixe para depois as interpretações sobre o relacionamento de vocês.
  2. Quando receber instruções ou uma mensagem dos seus superiores, tenha certeza de que entendeu tudo corretamente. Para obter essa confirmação faça um resumo, oral ou por escrito, do que foi solicitado.
  3. Peça mais explicações ou informações se isso for necessário para executar bem as suas tarefas. Mas não obrigue os seus superiores a repetir as mesmas instruções. Procure captar tudo da primeira vez.
  4. Respeite o tempo de ambos. Seja breve e conciso nos seus relatórios, não faça rodeios desnecessários e mantenha o foco no ponto em questão. Seu chefe valorizará o fato de você não fazer com que ele perca tempo. E de não desperdiçar o seu.
  5. Não recuse propostas sem refletir adequadamente. Quando tiver uma opinião contrária à apresentada, argumente com clareza e calma.
  6. Não surpreenda seu chefe com uma informação nova ou que o deixe constrangido diante de outras pessoas. Cuide da imagem dele mantendo-o bem informado.
  7. Admita quando estiver errado e aprenda a dizer “não” quando for necessário.
  8. Diante do chefe mantenha uma postura e uma linguagem respeitosas. Por mais que você veja nele falta de competência ou de profissionalismo, não deixe isso transparecer porque pode estragar a relação. Se você demonstrar respeito, ele valorizará sua atitude.
  9. Seja discreto na presença dos seus superiores e nunca os pressione. Procure evitar conversas com eles sobre colegas ou questões pessoais. Lembre que é seu chefe e não necessariamente um amigo.
  10. Seja discreto e comedido ao fazer promessas, para poder cumpri-las. Se tiver algum problema ou for atrasar a entrega de um trabalho, avise o mais rápido possível.

Importante

  • Evite competir com o seu chefe. Colabore com ele e com gestão dele. Este será o melhor trampolim para você dentro da empresa.
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