"O LinkedIn pode ajudá-lo a encontrar emprego"

Lançado em 2003, o LinkedIn é uma rede social com objetivos bem diferentes de Orkut, Facebook, Twitter, Google+ e companhia. Em vez de contatos pessoais, como amizade ou relacionamentos, ele propõe uma rede de conexões profissionais. Buscar empregos, recomendar vagas ou encontrar funcionários. Tudo isso pode ser feito no LinkedIn.



De que forma o LinkedIn é útil para Formandos ou recém Formandos?
O Linkedin é uma fantástica rampa de lançamento para Formandos e Recém Formandos proporcionando fácil acesso  a ofertas de empregos e estágios em algumas das melhores empresas do mundo. Os estudantes universitários não podem ignorar essa plataforma de rede social ou deixá-la para a fase de início da sua carreira profissional. Devem começar o mais cedo possível!
A rede Linkedin pode ajudar os estudantes a contactarem com profissionais na sua área de especialidade e a encontrarem os seus projectos ideais. Algumas das características da rede incluem a recomendação de empregos com base na educação e interesses do candidato, permitem criar uma rede em torno do utilizador, adicionando pessoas que podem proporcionar informações sobre oportunidades, ou mesmo ajudá-lo a conseguir emprego. E o utilizador pode pesquisar empresas que esteja interessado.

O que pode destacar no perfil, quando ainda não tem experiência profissional a assinalar?
Deve manter o perfil completo e actualizado, ter uma foto com aspeto profissional e apostar num título forte e apelativo que resuma quem é e o que pretende alcançar profissionalmente. Além disso, deve adicionar todas as atividades de voluntariado em que participou e todos os projetos e organizações em que esteve envolvido.

Vale a pena pedir recomendações?

As recomendações são muito consideradas para efeitos de recrutamento. Solicite-nas a professores, colegas de faculdade. Mas atenção, nunca peça recomendações a quem não conhece.

Como chamar a atenção sobre o perfil regularmente?

Uma das formas de chamar a atenção no Linkedin é a participação em grupos. Existem mais de 1,5 milhões de grupos para todos os interesses. Participe nos debates e interaja com outros utilizadores destes grupos.

É verdade que as empresas usam cada vez mais o LinkedIn nos recrutamentos?
Os indicadores apontam para números impressionantes. Mais de 95% das empresas de recrutamento e seleção usam já o Linkedin como fonte principal de procura de candidatos (estes dados são globais). Existem milhares de recrutadores, de todos os cantos do mundo, espalhados pelo Linkedin.

Guia do LinkedIn: descubra como fazer tudo com dicas e tutoriais


Fontes 
1