Dicas de como usar networking




1. O que é o ‘networking’?

O ‘networking’ não é mais do que a construção de um círculo de amigos e colegas que estabelecem uma espécie de parceria, sem qualquer tipo de compromisso, onde são trocados contactos, informações, influências e aprendizagem. Trata-se de uma rede de contactos que leva à ajuda mútua e que pode levar à indicação para um novo emprego ou à realização de um negócio.


2. Como começar?

A melhor forma de começar a criar uma estratégia de ‘networking’ passa por entrar em contacto com as pessoas que já conhece. São estas pessoas que estão na base da pirâmide dos seus conhecimentos. Pode criar uma lista de todas as pessoas que conhece e contactá-las pessoal ou eletronicamente. Avise-as de que está à procura de emprego, através de uma carta de apresentação mais informal e pessoal onde devem estar presentes as informações mais relevantes sobre a sua carreira e qual o emprego que procura.


3. Aposte nas redes sociais

Crie um perfil no LinkedIn e ligue-se a empresas da sua área de conhecimentos. São muitas as empresas, principalmente aquelas que estão ligadas ao recrutamento, que utilizam esta rede social para pesquisa de potenciais candidatos. Siga as dicas deste artigo para conseguir encontrar emprego no LinkedIn. Se estiver à procura de emprego na área de comunicação e marketing é imprescindível que tenha conta no Twitter e comece a seguir as pessoas mais influentes da sua área. É nesta rede social que encontra mais profissionais destas áreas.


4. Novos contactos

Além dos amigos e conhecidos que já tem, é importante que conheça novas pessoas. Uma forma de aumentar a sua lista de contactos passa por ir a conferências relacionadas com a sua área de formação. Esta é uma boa oportunidade de conhecer os influenciadores da sua área. Prepare o discurso com que deve saudar a pessoa que quer realmente conhecer e apresente-se às pessoas que estejam sentadas ao seu lado. Pergunte-lhes qual a palestra que está mais interessado em ouvir e tente partilhar interesses comuns. Esta é uma boa forma de pôr a sua forma de fazer ‘networking’ à prova. Não se esqueça de fornecer-lhe o seu cartão-de-visita para que caso a pessoa esteja interessada em contactá-lo saber como poderá fazê-lo.


5. Compartilhe informação sobre si

Partilhar conteúdos feitos por si num blogue através das redes socais é também uma forma de fazer ‘networking’. Estará não só a dar a conhecer a outras pessoas a forma como pensa, mas também quais os seus interesses e ideias. Ao partilhar informação e escrevendo artigos está a aumentar o seu canal de ‘networking’. Além disso, esta é uma forma de se diferenciar de outros candidatos através da criação de conteúdo original e de qualidade.


6. Vença a timidez

Apesar de o ‘networking’ ser uma das formas fundamentais de encontrar emprego, nem todas as pessoas conseguem aderir a esta estratégia devido à timidez. Aprender a fazer ‘networking’ é uma das ferramentas mais poderosas que pode utilizar para avançar profissionalmente. Esta perícia pode ajudá-lo a alcançar o seu trabalho de sonho, a promoção para que tanto trabalha e ficar mais próximos dos líderes da sua indústria. Por isso, é importante que se lembre que está a construir relações e não a pedir algo a alguém. Para se tornar um profissional do ‘network’ terá de ir praticando ao longo do tempo, o que poderá também ajudá-lo a perder a timidez.


0