O que são os cursos online(EAD)?


Os cursos online hoje são uma realidade, essa modalidade de ensino não para de crescer segundo dados do educação UOL, em 2012 o número de alunos chegou a 3,5 milhões e tende a crescer ainda mais. Por isso o Dicas de Currículo vai esclarecer para você o que são cursos online e por que esse tipo de ensino vem crescendo tanto.




EAD(Ensino a Distância)
Com a expansão da internet surgiu a educação a distância(EAD), ainda restrita a poucas pessoas assim como a própria internet, porém hoje em dia o mundo online tem grande popularização, e esse foi o motivo que levou o governo a regularizar o EAD, pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005.

Com base legal as instituições de ensino passaram oferecer não apenas a graduação presencial, mas também a graduação online. Isso teve um ótimo lado social, pois permitiu que pessoas de regiões distantes dos grandes centros a possibilidade de estudar e se formar.


Cursos online complementares

Os cursos de curta duração presencial estão cada vez mais perdendo espaço para os cursos online, isso é reflexo também de que as pessoas passaram a preferir os cursos online, cursos online e suas vantagens, como preço, flexibilidade e mobilidade.
Esses cursos de curta duração alavancaram o ensino online no Brasil, esse tipo de curso representa 56% dos cursos ministrados online no Brasil. Isso impulsionou também a abertura de sites especializados em comercializar esses cursos e também empresas que trabalham com a parte técnica da produção do curso. Afinal é necessário um estúdio, equipamentos técnicos (câmeras, microfones, equipamentos de iluminação e etc ) além é claro do professor e do plano de aula.
Uma característica curiosa dos cursos online de curta duração é que muitos deles são realizados por especialistas nos assuntos, mas não necessariamente professores como nos cursos de graduação, tanto presencial quanto online. Uma pessoa que sabe muito sobre determinado assunto, passou a oferecer seu conhecimento com muito mais facilidade e conseguindo uma fonte de renda secundária.
0