Utilizar as redes sociais para encontrar emprego


As redes sociais têm um papel muito importante para quem está à procura de emprego





Encontrar um emprego e mantê-lo é atualmente muito complicado. O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exige que o candidato esteja muito bem preparado e disposto a esforçar-se para melhorar o seu currículo. Uma boa maneira de mostrares as tuas principais qualidades às empresas que se encontram a contratar é através das redes sociais como o Facebook e o LinkedIn. Mantendo um perfil sempre atualizado mostras que estás a par das inovações tecnológicas e desta forma, disponibilizas também algumas informações importantes que mostrarão que podes ser a pessoa ideal para determinada função.








1. Usa as redes sociais para aumentar o teu poder na rede e as tuas oportunidades de conseguir emprego

Um dos pontos essenciais para quem procura emprego é saber comunicar com as pessoas certas. As redes sociais facilitam essa tarefa pois aumentam a divulgação das oportunidades vigentes, e permitem que possas contactar diretamente as empresas que procuram novos colaboradores. Procura empresas que tenham um perfil mais adequado ao teu e segue-as no Facebook, Twitter e LinkedIn. Tenta aderir a grupos que falam sobre procura de emprego, partilha interesses em comum com outras pessoas e mostra que tens vontade de ter uma carreira de sucesso.


2. Cria uma imagem online que seja profissional e que atraia as empresas certas

As empresas utilizam cada vez mais as redes sociais para procurar candidatos que tenham potencial e que lhes tragam mais valias. Por isso, é importante que uses os teus perfis online como extensão do teu currículo, disponibilizando informações profissionais, como por exemplo: o curso, empregos anteriores, interesses profissionais etc. Desta forma atrairás as empresas que procuram pessoas como tu para contratar.
  

3. Desenvolve as tuas competências relacionadas com o uso das redes sociais

Saber como usar as redes sociais também é importante para quem procura emprego. Tal como as empresas utilizam as redes sociais para encontrar candidatos, também poderás ter que as usar no teu novo emprego e por isso é essencial que saibas como funcionam.



1